LIDERANÇAS DOS TRABALHADORES EM USINAS SE REÚNEM PARA DEFENDER INTERESSES EM BLOCO

As principais lideranças dos vários sindicatos que atuam junto às usinas sucroenergéticas se reúnem hoje em Araraquara (SP) para discutirem a formação de um bloco com o objetivo de, a partir de agora, servirem como única interlocução entre os trabalhadores e os usineiros.
A coordenação da reunião está a cargo do sindicalista Danilo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical São Paulo e vice-presidente da Federação dos Químicos e do Sindicato dos Químicos de Presidente Prudente. Tradicionalmente cada um dos sindicatos apresentava uma pauta anual de negociações e o objetivo da formação deste bloco é que a pauta seja única, o que dará mais força nas negociações aos trabalhadores.
Na última quarta-feira Danilo Pereira da Silva esteve em Sertãozinho (SP) onde gravou a próxima edição do TV BrasilAgro e comentou detalhes da criação do bloco de trabalhadores das usinas. Segundo ele, a “concentração das atividades dos trabalhadortes caminha na mesma linha da concentração das usinas”.
O sindicalista também criticou a “timidez” nos programas de qualificação e requalificação dos profissionais que atuam nas usinas, tanto na área agrícola como também na industrial e acha que tanto o governo federal como os empresários do setor deveriam ser mais “arrojados”.
Danilo Pereira da Silva afirmou que “o setor sucroenergético é a vitrine do Brasil no mundo todo e só com projetos consistentes de formação e qualificação de mão-de-obra teremos as respostas às dúvidas que pairam sobre a sustentabilidade social e também ambiental do setor”. Concluiu (Da Redação, 9/4/10)