Produção do álcool em Pernambuco deve cair em 2010
Pernambuco deve ter uma queda na produção de álcool em 2010 em relação ao ano passado, segundo o sindicato dos donos de usinas e destilarias. A informação foi divulgada nesta terça-feira (13) durante a 14ª edição do Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar.
Os dados são do Sindaçúcar que estima, para 2010; 1,75 milhões de toneladas de açúcar e 400 milhões de litros de etanol. Com isso, a produção de álcool deve ficar 6% abaixo do registrado em 2009 devido aos efeitos da crise internacional do ano passado.
“A cana decresceu em Pernambuco em função da crise internacional de 2008 e 2009. Consequentemente, como o Estado tem um perfil exportador, a crise abraçou as usinas e as exportação”, informou o Presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha.
O público do seminário é bastante específico. São interessados no agronegócio da cana-de-açúcar, pesquisadores, técnicos, empresários e industriais que trabalham no setor. Até a sexta-feira, eles irão acompanhar palestras e discutir temas atuais ligados ao meio ambiente, produção agrícola e recursos humanos, com destaque para a mecanização das lavouras.
“Todos os esforços estão sendo investido para conseguir avanços nessa área de colheita mecanizada. Pernambuco, como tá gerando muitos empregos, a gente vai começar a ter mais escassez de pessoas para o corte da cana. É importante que se comece a trabalhar para desenvolvimento de equipamentos para a substituição de pessoas que estão indo para outros postos de trabalho”, disse Djalma Simões, presidente da Sociedade de Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil
Mesmo assim, o volume de negócios durante os três dias de feira deve girar em torno dos R$ 60 milhões, um crescimento de 15% com relação à última feira.
A 14ª edição do Seminário Regional sobre Cana-de-açúcar dá suporte a duas feiras, que geram oportunidades de negócios para empresas do setor e, em Pernambuco, cerca de 300 mil empregos (PE 360 Graus, 13/4/10)