TEMPO PARA O DIA 14/04 – QUARTA-FEIRA

QUARTA-FEIRA, DIA 14
Região Sul
Na quarta-feira, a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul. Entretanto, como a umidade da Amazônia não será tão atuante, o sistema gera mais nuvem do que propriamente chuva. As chuvas são esperadas de forma irregular e com baixo volume. Com relação as temperaturas, a entrada dos ventos frios de quadrante sul não deixa as máximas ultrapassarem os 20-23 graus na fronteira com o Uruguai. Nas demais localidades, persiste o tempo entre abafado e calor.
Região Sudeste
O tempo segue firme, com sol entre poucas nuvens em praticamente toda a região Sudeste no decorrer desta quarta-feira. A madrugada e o inicio do dia começam com sensação de frio, mas como o sol brilha firme, as temperaturas sobem rapidamente, deixando a sensação de calor à tarde na maioria das cidades. Os ventos que carregam umidade do oceano geram muitas nuvens e provocam chuvas isoladas entre o Espírito Santo e o extremo leste mineiro.
Região Centro-Oeste
Na quarta-feira as condições atmosféricas seguem inalteradas no Centro-Oeste. A massa de ar seco ainda influencia o tempo e não chove na maior parte da região. No extremo noroeste de Mato Grosso chove fraco e muito localizado no fim do dia. A sensação de calor predomina à tarde nos três Estados.
Região Nordeste
O tempo permanece seco na maior parte da região e com a menor nebulosidade, as temperaturas sobem mais nesta quarta-feira na maior parte da região. As Ondas de Leste causam chuvas e geram grande nebulosidade na faixa próxima ao litoral do Rio Grande do Norte até a Bahia. Entre o Ceará, Piauí e o Maranhão, instabilidades geradas pela ZCIT provocam pancadas de chuva, especialmente nas áreas próximas a costa. Na maior parte do interior da região o tempo permanece seco.
Região Norte
Na quarta-feira pouca coisa muda na região Norte. Áreas de instabilidade provocam chuvas na maior parte dos Estados. No Acre volta a chover de forma isolada e fraca. Já o centro-sul de Rondônia segue seco e faz calor.
Confira como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
Na quinta-feira as chuvas atingem com fraca intensidade partes do leste de Santa Catarina. As temperaturas despencam e faz frio no sul gaúcho e fronteira com o Uruguai, onde as mínimas ficam entre 6 e 9 graus. No fim de semana, áreas de instabilidade propagam-se da Argentina e provocam chuvas irregulares e baixo volume sobre o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina. A massa de ar frio mantêm as temperaturas baixas no sul do RS e fronteira com o Uruguai.
Região Sudeste
Nos próximos dias, as condições permanecem de tempo seco e ensolarado em praticamente toda a região Sudeste, o que deixa as temperaturas gradativamente mais altas. Somente entre partes do Espírito santo e extremo leste de Minas Gerais, os ventos que sopram do oceano ainda geram muitas nuvens e provocam chuvas isoladas.
Região Centro-Oeste
A massa de ar seco inibe a chuva na região Centro-Oeste e o tempo ensolarado deixa as temperaturas altas nos próximos dias. Os modelos indicam que somente no começo da próxima semana, por volta do dia 20 volta a chover, porém, de forma muito isolada no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, no entanto, a maior parte da região permanece sem chuva até 23 de abril, pelo menos.
Região Nordeste
Pouco muda nos próximos dias. As ondas de leste continuam provocando chuvas nas áreas próximas ao litoral leste do Nordeste. Já entre o Ceará, Piauí e o Maranhão, a Zona de Convergência Intertropical mantém a atmosfera instável e com pancadas de chuva, principalmente nas áreas próximas à costa. Na maior parte do Nordeste o tempo permanece seco e as temperaturas ficam gradativamente mais elevadas.
Região Norte
Pelo menos até o dia 26 de abril muita água é esperada sobre a faixa norte da região Norte, em especial no Amazonas.
 

 

SOMAR METEOROLOGIA