USINA DE BARIRI VAI EXPORTAR 90% DA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR
A usina Della Coletta Bionergia (DC Bio) de Bariri (56 quilômetros de Bauru) vai exportar 90% da produção prevista de açúcar desta safra, 160 mil toneladas. O foco das exportações é o mercado europeu. A usina prevê moer duas mil toneladas de cana a partir do dia 15 quando tem início a safra 2010/2011. Dos 62 milhões de litros de etanol previstos para serem produzidos, 15% já têm destino certo, mercado externo.
Para essa safra, atendendo um acordo entre usineiros e governo estadual, a empresa investiu R$ 5 milhões na mecanização, antecipando o fim do corte manual previsto para 2014. O investimento vai possibilitar que 70% do corte seja mecânico.
Para realizar o trabalho foram adquiridas quatro colheitadeiras que somadas as dez já pertencentes à frota vão ser responsáveis pelo trabalho. Doze delas estarão no serviço de corte da cana e duas, no corte de bitucas. Mesmo com a mecanização, a empresa contratou para esta safra 715 trabalhadores que irão atuar em todas as frentes rurais.
Como a mecanização é irreversível, a usina fez parcerias com escolas e tem oferecido cursos na própria empresa para reaproveitamento da mão de obra. Para o diretor superintendente da DC Bio, Roberto Della Coletta, a idéia é reaproveitar os colaboradores em novas funções. “Para trabalhar com as novas colheitadeiras, trabalhadores da comunidade e colaboradores foram treinados. Foram criadas cerca de 40 novas vagas.”
A Della Coletta Bioenergia foi uma das 10 usinas certificadas pelo “Greenergy Biothenol Sustainability Programme’ o que lhe confere o direito de exportar o etanol para o Reino Unido (JcNet, 7/3/10)