ETH E BRENCO ANUNCIAM INVESTIMENTO DE 2 BI EM MS

A ETH Bioenergia e a Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) vão iniciar as obras da usina de Costa Rica, que deve entrar em operação no segundo semestre de 2011. O grupo formado pela fusão das duas empresas pretende investir em Mato Grosso do Sul aproximadamente R$ 2 bilhões com a geração de quatro mil empregos. A informação foi repassada hoje (9) ao governador André Puccinelli em reunião realizada na Governadoria com os presidentes da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich; da Brenco, Philippe Reischstul, e diretores da ETH.
O conglomerado possui duas usinas em funcionamento no Estado: a Santa Luzia 1, em Nova Alvorada do Sul e a unidade Eldorado, em Rio Brilhante, que produzem, juntas, 5,5 milhões de toneladas de cana com previsão de ampliação para 10 milhões de toneladas em 2012. A Eldorado terá instalada, ainda este ano, a cogeração de energia de 20 milhões de quillowatts. O grupo está estudando a implantação de outros dois projetos em andamento para a construção de usinas em Paranaíba e a unidade Santa Luzia 2.
De acordo com José Carlos Grubisich, que preside o novo conglomerado, eles vão avaliar em que sequência será feito o plano de investimento para o Estado. Grubisich enfatiza que os investimentos acontecem em “pólos geográficos e em usinas de alta escala”. Durante a reunião, os representantes do grupo anunciaram também a implantação do projeto do alcoolduto, que sairá do Alto Taquari (MT), passando por Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O empreendimento ajudará na distribuição do etanol produzido nas nove usinas do grupo nos quatro Estados, que deverão estar em funcionamento até 2012. As plantas devem produzir três bilhões de litros de etanol e 2,7 mil gigawatts hora de energia elétrica a partir da queima de biomassa (MS Aqui, 9/3/10)