UDOP E EMBRAPA FIRMAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO

A Udop (União dos Produtores de Bioenergia) e a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) assinaram na tarde de hoje (10) um convênio de cooperação técnica e científica visando à realização pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da cadeia produtiva da bioenergia.
A assinatura aconteceu durante a Feicana/FeiBio 2010 – Feira de Negócios do Setor de Energia, na presença de diversas autoridades do setor e políticos, como a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O documento foi assinado pelo presidente da Udop, José Carlos Toledo, e pelo chefe da Embrapa, Celso Wainer Manzatto.
Segundo a Udop, o acordo proporciona à Embrapa a possibilidade de explorar suas pesquisas nas mais de 70 associadas da entidade.
Desde 2004, a Embrapa estabeleceu uma extensa agenda de pesquisa em cana-de-açúcar. A iniciativa abrange fixação biológica de nitrogênio, biotecnologia aplicada à transformação genética, zoneamento agroecológico da cultura e manejo da cana de açúcar sob condições irrigadas, entre outras.
UNIVERSIDADE
Durante seu discurso, o presidente da Udop pleiteou a instalação de uma universidade federal voltada para área de bioenergia em Araçatuba.
A ministra não respondeu ao pedido, mas enfatizou durante seu discurso a importância de se investir em treinamento e capacitação de mão de obra para o setor e também em pesquisas, a exemplo da parceria firmada entre a entidade e a Embrapa (Folha da Região, 10/3/10)