COMEÇA A SAFRA DA CANA EM SÃO PAULO

A safra da cana-de-açúcar está começando no Estado de São Paulo. Produtores e usinas querem aproveitar o bom momento do mercado.
A maioria das usinas de São Paulo deve começar a colheita da cana no final de março. Mas usina em Batatais antecipou o trabalho. Depois de dois meses parada, ela voltou a moer a cana que ficou no campo no ano passado, de cerca de 800 mil toneladas.
“Hoje existe uma demanda muito grande por etanol e os produtores estão fazendo um esforço para antecipar a safra para que este abastecimento se normalize o quanto antes”, falou Bernardo Biagi, diretor da usina.
Os agricultores dizem que para eles o mercado nos últimos dois anos foi insatisfatório. Para este ano, os produtores esperam receber mais das usinas pela tonelada de cana plantada.
Em 320 hectares, o agricultor Marcelo Menezes produziu na safra passada 30 mil toneladas de cana e recebeu da usina R$ 33 pela tonelada. “A gente espera que a rentabilidade, que caiu muito nas duas safras anteriores, demonstre uma recuperação e que a gente tenha um ciclo favorável outra vez”, disse.
Outro lado positivo é a redução no gasto com os insumos adquiridos no final do ano passado. “Além da melhora no preço do produto, houve uma redução significativa no custo de produção. Os insumos abaixaram e eu aproveitei essa oportunidade de final de ano de 20% em relação à safra anterior”, completou Menezes (Globo Rural, 11/3/10)