BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE AGUAPÉS – UMA NOVA ESTRATÉGIA DA PESQUISA

As ações do projeto “Produção de biocombustíveis a partir de ilhas flutuantes de biomassa em planícies de inundação do Brasil: estudo de caso no Pantanal” serão debatidas em uma reunião interna de quarta a sexta-feira, 17 a 19 de março, na sede da Embrapa Pantanal, em Corumbá/MS
O projeto estuda o potencial dos camalotes nativos da região do Pantanal para produção de gás de síntese (syngas). Amostras de ilhas flutuantes de aguapé, como também é conhecida a espécie aquática, descem o rio Paraguai. Elas serão secas, moídas e processadas em um reator, onde serão transformadas em bio-óleo. Após todo esse processo, esse bio-óleo será convertido em syngas, que, atualmente no Brasil é produzido a partir do petróleo. O aguapé também é encontrado em represas de hidrelétricas e barragens. Neste contexto, a retirada dessas plantas soluciona problemas técnicos nas turbinas.
“O aguapé é uma alternativa potencial para produção de energia renovável”, ressalta o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha. O syngas, salienta Rocha, além de ser um biocombustível, também pode ser utilizado na produção de fertilizantes, diesel sintético e outros produtos químicos.
O projeto é liderado pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Embrapa Pantanal com recursos do CNPq, por meio de edital CT-Energ52, do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), e da Embrapa, por meio do Macroprograma 2. Macroprogramas fazem parte do sistema de gestão da Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas.
A partir das informações apresentadas, diz Carlos Alberto Luengo, líder do projeto e pesquisador da Unicamp, é possível identificar oportunidades para fomentar o desenvolvimento sustentável regional por meio do incentivo e criação de tecnologias para a conversão em biocombustíveis de plantas aquáticas flutuantes exportadas pelo rio Paraguai.
O pesquisador da Embrapa Pantanal Ivan Bergier explica que será desenvolvido um estudo sobre a questão da sustentabilidade da produção de biocombustível a partir do camalote do Pantanal, em parceria com o professor Enrique Ortega, da Unicamp. Na Universidade, a pesquisadora Luz Selene Buller está iniciando uma dissertação de mestrado sobre o tema que irá gerar informações importantes para o projeto.
Desde julho de 2009, uma câmera de vídeo monitora a movimentação de camalotes pelo rio Paraguai. Essas imagens permitem avaliar o fluxo e a quantidade de biomassa exportada pelo rio ao longo do tempo. “Será possível avaliar a sazonalidade e definir as estratégias de captura da planta”, afirma Ivan. A Embrapa Agroenergia, em articulação com a Embrapa Labex-EUA, realizará a caracterização tanto da biomassa dos aguapés quanto do óleo extraído desta matéria-prima.
A reunião
Nos três dias de reunião, estarão participando das discussões a Embrapa Pantanal, Embrapa Agroenergia, Embrapa Labex-EUA, Grupo Combustíveis Alternativos e Laboratório de Engenharia Ecológica ambos da Unicamp, e a empresa Bioware de Campinas, SP. Além da apresentação do projeto à equipe da Prefeitura Municipal de Corumbá, também estão programadas palestras sobre a percepção socioambiental e econômica do uso do camalote como fonte de biomassa no município, a caracterização de biomassa do camalote, as perspectivas de produtos da pirólise rápida de camalote, da gaseificação de bio-óleo de camalote e de modelo “ecológico” do camalote no Pantanal. Além disso, serão definidas as ações estratégicas do projeto.
Na sexta-feira, os participantes do evento vão ao rio Paraguai, ao Porto Geral da cidade e ao Posto de Monitoramento instalado pela Embrapa às margens do rio (Embrapa, 17/3/10)

2 thoughts on “BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE AGUAPÉS – UMA NOVA ESTRATÉGIA DA PESQUISA

  • Março 19, 2010 at 9:22 am
    Permalink

    Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ
    Prezados Cidadãos Brasileiros,
    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.
    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.
    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.
    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  • Abril 14, 2010 at 9:04 am
    Permalink

    Cidadãos & Pesquisadores deste Brasil
    A SOLIDADRIEDADE é FUNDAMENTAL para obtermos BONS RESULTADOS – OS RESULTADOS SUSTENTÁVEIS ! ! ! ! ! ! !
    Através da SOLIDARIEDADE podemos desenvolver PESQUISAS com mais OBJETIVIDADE, menor CUSTO e com maior RAPIDEZ – não se esqueçam que a situação SOCIAL deste BRASIL há muito tempo cobra por mudanças de atitudes / posturas dos Cidadãos Brasileiros, em especial os “Servidores do ESTADO”, onde incluo os Políticos, Pesquisadores e Funcionários Públicos.
    Quando se descobre que o AGUAPÉ é um FANTÁTICO RECURSO NATURAL (*) precisamos preocupar com a ORGANIZAÇÃO da PRODUÇÃO BRASILEIRA do AGUAPÉ e isso sugere que devemos trabalhar para Regulamentar a Produção do AGUAPÉ e estabelecer Padrão Oficial de Qualidade – POC do AGUAPÉ & DERIVADOS (Normas de Identidade e Qualidade / Padrão Comercial) certo que facilitará a Comercialização no Mercado Interno & Internacional, como outras medidas necessárias para iniciar a Implementação da Produção do AGUAPÉ no Brasil.
    (*) a Equipe BR do AGUAPÉ acreditou e conseguiu dar o 1º PASSO SUTENTÁVEL – obter o RECONHECIMENTO da Importância do AGUAPÉ perante a Sociedade Brasileira.
    A Equipe BR do AGUAPÉ acredita no 2º PASSO SUSTENTÁVEL: está certo que o AGUAPÉ terá fáceis Aplicações Imediatas, sem maiores DIFICULDADES – o AGUAPÉ pode ser utilizado na ADUBAÇÃO dos SOLOS AGRÍCOLAS promovendo AVANÇO FANTÁSTICO na Agropecuária ORGÂNICA (SAÚDE para a Sociedade Brasileira) e como um Importante Ingrediente para Ração Animal, capaz de FREAR a MOCULTURA da SOJA.
    NOTA: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.
    Existem algumas DIFICULDADES para MUITOS, mas com a UNIÃO (Soma de Esforços) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, Pesquisadores e Funcionários Públicos, conseguiremos mais rapidamente as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS para todos os Interessados pelo AGUAPÉ, certo que poderemos BENEFICIAR MELHOR os Cidadãos Brasileiros de Norte a Sul deste BRASIL CONTINENTAL.
    Depois desse 2º PASSO SUSTENTÁVEL a Equipe BR do AGUAPÉ acredita que surgirá um LEQUE FANTÁSTICO de necessidades imediatas de Milhares de Pesquisas, mas só obteremos RESULTADOS SUSTENTÁVEIS (OBJETIVIDADE, menor CUSTO e maior RAPIDEZ) se for preservado o ESPÍRITO de SOLIDARIEDADE & UNIÃO.
    Dê um BASTA ao Corporativismo “Burro” – NÃO é SUSTENTÁVEL ! ! ! ! ! ! !
    NOTA 01: o RELATO da sua Experiência de Vida pode VALER muito mais que RESULTADOS de PESQUISAS NÃO-ÉTICOS.
    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.
    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ – caso o MUNDO não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”
    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.
    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,
    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

Comments are closed.