Carne bovina: Chile habilita nove frigoríficos

carne_picanha12 

Comunicado do governo do Chile informa que nove frigoríficos brasileiros estão habilitados a exportar carne bovina in natura para aquele País. O documento enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, sigla em espanhol) chileno, é resultado da última visita de técnicos do País sul-americano aos estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul, em novembro do ano passado.

          “Importante na pauta de exportação de carne bovina in natura brasileira, o Chile retorna ao nosso mercado. É fato que estamos comemorando essa decisão,” afirmou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz. As vendas de carne bovina para o País sul-americano foram retomadas em 2009, após quatro anos com o mercado fechado por causa de focos de febre aftosa no Brasil. Kroetz reforça ainda a importância do comércio entre os dois países, porque “o governo chileno estabelece regras rígidas para importar carne, já que todo o seu território é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação”. 

           Antes disso, o Chile já havia habilitado à exportação frigoríficos de nove estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.         

     Vendas externas – Nos dois primeiros meses deste ano, o Brasil exportou 1,9 milhão de toneladas de carne bovina para o Chile, totalizando US$ 7,7 milhões. 
Fonte: Mapa