INÍCIO OFICIAL DA SAFRA BRASILEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR SERÁ EM GOIÁS

Usina S. Francisco, do Grupo USJ, sediará evento de abertura da safra 2010/2011, com a presença do ministro da Agricultura.
A safra brasileira de cana-de-açúcar 2010/2011 começa oficialmente no dia 29 de março, com um evento para marcar o início da colheita, em Goiás. Promovido pelo Grupo USJ, um dos maiores produtores de açúcar e etanol do País, e pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol (Sifaeg) e o Fórum Sucroenergético Nacional, o evento acontece na Usina S. Francisco, em Quirinópolis, no sudoeste de Goiás.
A solenidade terá a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho, além de lideranças políticas, empresariais e de trabalhadores de expressão nacional.
Esta é a primeira vez que um evento marca o início da safra de cana e da produção de açúcar e etanol no Brasil. A escolha de Goiás como local reflete o processo de avanço do setor sucroenergético para a Região Centro-Oeste. A Usina S. Francisco, do Grupo USJ, que sediará a cerimônia, é uma das mais modernas do País. Inaugurada em 2007, possui elevada tecnologia em todos os seus processos produtivos. A mecanização atinge 100% da colheita e 60% do plantio, com sofisticada logística de operação para escoamento da safra de cana do campo para a usina.
Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), o volume de cana processada pelas usinas do Centro-Sul (que respondem por cerca de 89% do total de produção de cana no Brasil) até abril de 2011 deve passar de 535 milhões de toneladas.
SOBRE O GRUPO USJ
O Grupo USJ produz etanol, açúcares de diversas especificações e energia elétrica, com alta tecnologia e automação em seus processos agrícolas e industriais. Com duas usinas em operação – S. João (Araras/SP) e S. Francisco (Quirinópolis/GO) — e mais uma em construção (Cachoeira Dourada, também em Goiás), a companhia está hoje entre os principais grupos sucroenergéticos do Brasil.
Na safra 2009/2010, o Grupo USJ processou 7,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Graças a investimentos nas unidades do Grupo, a safra 2010/2011 deve ser a maior da companhia desde a sua fundação, há 65 anos (Assessoria de Comunicação, 23/3/10)