Acordo entre Conab e Espanha beneficia agricultores familiares em MG

agr_famA Conab e a embaixada da Espanha deram início às negociações para a realização de projetos de cooperação técnica junto a 40 barracões de agricultores familiares que trabalham em parceria com a Ceasa Minas, e com apoio do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), coordenado pela estatal.

Consideradas mini-ceasas, esses barracões enfrentam problemas que prejudicam a comercialização dos produtos. Os alimentos expostos, por exemplo, geralmente carecem de embalagens adequadas e sofrem perda na qualidade por causa do condicionamento inadequado.

De acordo com o superintendente de Abastecimento Social da Conab (Supab), João Cláudio Dalla Costa, a proposta do projeto é oferecer soluções voltadas à melhoria da infra-estrutura e da qualidade dos produtos nesses locais. “A proposta visa também à possibilidade de rastreabilidade das mercadorias, o que é algo inédito no país, e que possibilitará mais segurança e eficiência no transporte realizado nos centros de produção”, explica. A idéia é que barracões de outros estados também sejam beneficiados, a partir da transferência dessa tecnologia.

O acordo entre os dois países é resultado da viagem de técnicos da Conab à Espanha, em dezembro do ano passado. Eles viajaram à convite da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) para conhecer a experiência espanhola neste setor

CONAB