Núcleo Mangalarga de Jundiaí abre a temporada de cavalgadas da raça

mangalargaO Núcleo Mangalarga de Jundiaí e Região, presidido por Atílio D’Angieri Neto, o Tioca, irá realizar a primeira cavalgada da comunidade mangalarguista na temporada 2010. Promovido em parceria com o Zooparque e o Haras Três Rios, o evento acontecerá neste sábado, 27 de março, na cidade de Itatiba (SP).

A programação terá início às 7h com um café da manhã nas dependências do Zooparque. Depois do desjejum, oferecido pelo Haras Três Rios, de propriedade da família Raucci, os participantes percorrerão um trajeto de cerca de vinte quilômetros – em meio a trilhas, pastagens e estradas rurais dos municípios de Itatiba e Jarinú –, voltando posteriormente até o Zooparque, onde será servido um almoço de confraternização.

Criada com o intuito de congregar os apaixonados pela raça Mangalarga num gostoso passeio equestre, a cavalgada organizada pelo núcleo jundiaiense chegará este ano a sua terceira edição. E a expectativa dos organizadores é a melhor possível. “Acredito que o evento terá um crescimento expressivo neste ano, pois o sucesso das edições anteriores fez com que muitas pessoas que não participaram no ano passado ficassem interessadas em comparecer desta vez”, comenta o organizador da cavalgada Thiago D’Angieri, que aguarda a presença de cerca de 120 cavaleiros.

Thiago, que desde os três anos de idade participa de cavalgadas por todo País, ressalta que o ponto alto desses passeios está no espírito de confraternização e congraçamento que envolve os participantes. “Essa é uma atividade equestre voltada para a família, da qual participam desde crianças até cavaleiros com mais de 80 anos. Além disso, são eventos que proporcionam um contato incrível com o cavalo e a natureza, ao mesmo tempo em que possibilitam um grande entrelaçamento entre todas as pessoas envolvidas”, explica o organizador, que também integra o corpo técnico da ABCCRM.

Quem quiser mais informações deve contatar o próprio Thiago pelo e-mail mangalargajundiai@gmail.com ou pelo telefone (11) 7293-7000.

Paixão mangalarguista

Nos últimos anos, as cavalgadas caíram de vez no gosto mangalarguista. Prova disso é que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga criou uma diretoria especialmente para organizar e fomentar a prática dessa diferenciada atividade equestre, em que a competição cede lugar à amizade e à integração com o cavalo e a natureza.

O Mangalarga, aliás, é considerado um equino bastante indicado para a prática dessa modalidade, em decorrência principalmente de seu andamento típico, a marcha trotada. Afinal, essa característica possibilita que os exemplares da raça conjuguem a agilidade dos cavalos de trote com a comodidade dos animais marchadores. Assim, é possível percorrer grandes distâncias, mantendo um ritmo forte e constante, com pouco desgaste tanto para o cavalo como para o cavaleiro.

O Mangalarga é ainda um animal dócil e rústico, bastante acostumado à lida no campo e capaz de se adaptar às mais difíceis condições. Esse perfil é muito importante para os equinos que participam de cavalgadas, pois nelas é necessário muitas vezes enfrentar condições adversas, como calor intenso, fortes chuvas e terrenos acidentados.

O circuito de cavalgadas da raça irá incluir neste primeiro semestre eventos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, além do Distrito Federal. Mais informações podem ser obtidas no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400

Assessor de Imprensa ABCCRMangalarga