SUÉCIA QUER ENVOLVIMENTO DA UNICA PARA APROVAÇÃO DO ETANOL NA EUROPA
O governo da Suécia quer o apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para que o etanol de cana-de-açúcar seja aprovado para importação pela Europa. Na última quarta-feira (24/03), em visita à sede da entidade, o secretário de estado do Ministério de Indústria, Energia e Comunicações da Suécia, Ola Altera, pediu o apoio da UNICA para reforçar o Memorando de Entendimento, assinado em setembro de 2007 e ratificado em maio de 2009, que firma a cooperação entre Brasil e Suécia na área de bioenergia, incluindo os biocombustíveis.
“A Suécia é o maior importador europeu de etanol do Brasil e estamos liderando o desenvolvimento do biocombustível na Europa. A UNICA pode nos ajudar a convencer os consumidores europeus de que os combustíveis renováveis podem contribuir para a melhora das condições climáticas e para o desenvolvimento econômico,” afirmou Altera. “Queremos discutir com a UNICA o que pode ser feito para aumentar ainda mais a cooperação entre os dois países, já sacramentada pelo Memorando de Entendimento,” afirmou.
Acompanhado de Björn Telenius, vice-diretor, e de Daniel Badman, coordenador do Departamento de Energia do Ministério da Indústria, Energia e Comunicações da Suécia, Altera foi recebido pelo presidente da entidade, Marcos Jank e pela assessora sênior do presidente para assuntos internacionais, Géraldine Kutas. Durante a reunião, suecos e brasileiros discutiram estratégias e ações para alavancar o etanol na Europa.
“Um dos planos de ação inclui a organização de um evento na Suécia para reunir pesquisadores, representantes do governo e empresários dos dois países, para discutir quais as áreas de interesse comum em que podemos caminhar juntos. Isso pode nos ajudar no debate sobre biocombsutíveis na Europa, que ainda não é muito positivo,” relatou Kutas.
INCENTIVO AOS BIOCOMBUSTÍVEIS
A Suécia é um dos principais e mais tradicionais consumidores do etanol brasileiro na Europa. O país trabalha para reduzir sua dependência dos combustíveis fósseis e mais de 30% dos postos de combustível suecos já oferecem o E85 (mistura de 85% de etanol com 15% de gasolina).
Além da mistura, o governo sueco possui uma série de incentivos destinados a estimular a venda de carros flex, como desconto na taxa de registro do veículo, isenção do imposto sobre congestionamento (a taxa paga para circular no centro de Estocolmo, capital do país) e estacionamento grátis na maioria das cidades.
PROJETO BEST
Desde outubro de 2007, em função de uma parceria entre empresas nacionais e européias, com participação da UNICA e apoio da União Européia, cerca de 400 ônibus rodam em Estocolmo utilizando uma mistura de 95% de etanol e 5% de um aditivo especial desenvolvido pela companhia sueca Sekab.
O projeto denominado BioEthanol for Sustainable Tranport (BEST), entrou em operação também no Brasil sob coordenação do Centro Nacional de Referência em Biomassa e do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (Cenbio). Dois ônibus movidos a combustível renovável integram a frota de transporte público da cidade de São Paulo, circulando pela região metropolitana utilizando o mesmo combustível dos ônibus suecos, com apoio da UNICA (Unica, 26/3/10)