Ribeirão Preto/SP: Em alta, a venda externa de açúcar favorece a região

05/04/10 – As exportações de açúcar seguem em alta. Principal produto da cana-de-açúcar na safra do ano passado, o alimento continua com procura aquecida, no mercado externo, devido a quebra na produção da Índia, segundo maior país fabricante depois do Brasil.
Em março, na comparação com o mesmo período de 2009, as exportações de açúcar refinado cresceram 10%.
O aumento refere-se aos embarques feitos pelas usinas exportadoras, embora a região de Ribeirão Preto, segundo a União da Indústria de Cana (Única), responda por 60% da produção paulista.
O estado de São Paulo, por sua vez, representa 80% do açúcar feito por todo o país.
O aumento de 10% nas exportações foi divulgado na quinta-feira, dia 1º, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Segundo o secretário de Comércio Exterior da pasta, Welber Barral, o mês de março foi marcado pela retomada mais acentuada das exportações para mercados da Europa Oriental, América Latina e Ásia.
Em relação à América Latina, a média diária de março 2010, na comparação com a de março de 2009, registrou um aumento de 53,5% “É um destino tradicional dos produtos brasileiros”, afirmou Barral, destacando os produtos manufaturados.

03/04/10
Fonte: Jornal A Cidade