TEMPO PARA O DIA 15/04 – QUINTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA, DIA 15
Região Sul
Na quinta-feira as temperaturas despencam no centro-sul Rio Grande do Sul. A entrada de uma massa de ar polar faz com que as mínimas fiquem entre 6° e 9° na fronteira com o Uruguai e as máximas não ultrapassem os 20-23 graus na maior parte do Estado gaúcho. Já em Santa Catarina e no Paraná, os ventos de norte garantem máximas acima dos 25-28°C. Com relação às chuvas, a frente fria avança em direção ao oceano, mas deixa condição para chuva fraca e isolada no norte gaúcho e centro-leste de Santa Catarina.
Região Sudeste
Mais um dia de sol entre poucas nuvens em praticamente toda a região. Somente entre o Espírito Santo e o extremo leste mineiro, os ventos que carregam umidade do oceano deixam o céu com muitas nuvens e provocam chuviscos isolados em algumas cidades. O ar seco que atua no Sudeste favorece a grande amplitude térmica no decorrer do dia e após um começo da manhã frio em diversas áreas, as temperaturas entram em rápida elevação, deixando a tarde quente em boa parte do Sudeste brasileiro.
Região Centro-Oeste
Dia completamente seco, proveitoso e ensolarado nos três Estados da região. O predomínio de sol garante mais uma tarde de calor, especialmente em Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul, onde as máximas facilmente ultrapassam os 31-32 graus.
Região Nordeste
A propagação das Ondas de Leste deixam o céu nublado e provocam chuvas na área do leste baiano a Pernambuco, principalmente no litoral da Bahia. No Maranhão, a ZCIT provoca pancadas de chuva no centro-norte do Estado. No Piauí e no Ceará, as chuvas são esperadas de forma bem isolada e o tempo seco predomina. Nas demais áreas, sol com poucas nuvens.
Região Norte
Na quinta-feira as chuvas ganham força na faixa norte da Região Norte. Temporais atingem o centro-norte do Amazonas, Roraima e partes do nordeste e noroeste do Paraná, além do litoral do Amapá. Por outro lado, grande parte do Tocantins e sul de Rondônia segue com tempo seco. O tempo mais fechado no norte do Amazonas e em Roraima deixa as temperaturas mais baixas comparado com os demais Estados.
Confira como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
No fim de semana, áreas de instabilidade propagam-se da Argentina e provocam chuvas irregulares e baixo volume sobre o centro-sul Rio Grande do Sul, onde as temperaturas voltam a subir. No Paraná e Santa Catarina o ar seco predomina e não chove.
Região Sudeste
Nos próximos dias, as condições permanecem de tempo seco e ensolarado em praticamente toda a região, o que deixa as temperaturas gradativamente mais altas. Somente entre partes do Espírito Santo e extremo leste de Minas Gerais, os ventos que sopram do oceano acabam gerando muitas nuvens e provocando chuviscos isolados.
Região Centro-Oeste
A massa de ar seco inibe a chuva na região Centro-Oeste e o tempo ensolarado deixa as temperaturas altas nos próximos dias. Os modelos indicam que somente no começo da próxima semana, por volta do dia 22 volta a chover, porém, de forma muito isolada no extremo sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, no entanto, a maior parte da Região permanece sem chuva até 23 de abril, pelo menos.
Região Nordeste
Nos próximos dias, as ondas de leste continuam provocando chuvas nas áreas próximas ao litoral leste do Nordeste. Já entre o Ceará, Piauí e o Maranhão, a Zona de Convergência Intertropical mantém a atmosfera instável e com pancadas de chuva, principalmente nas áreas próximas a costa norte. Na maior parte da região o tempo permanece seco e as temperaturas ficam gradativamente mais elevadas.
Região Norte
Pelo menos até o dia 26 de abril muita água é esperada sobre a faixa norte da região Norte.
 

 

SOMAR METEOROLOGIA