Mosaic e Mitsui entram em projeto com a Vale

 
A Vale anunciou na semana passada que fechou em acordo com The Mosaic Company (Mosaic), companhia listada na Bolsa de Nova York, e com a japonesa Mitsui & Co. Ltd. (Mitsui), que tem ações negociadas na Bolsa de Tóquio, para venda de participações minoritárias no projeto Bayóvar, localizado no Peru, por meio de uma empresa recém-criada que vai controlar e operar o projeto.
Sujeito aos termos e condições estabelecidos no contrato definitivo de compra de ações, a Vale concordou em vender 35% do capital total para a Mosaic por US$ 385 milhões e 25% do capital total para a japonesa Mitsui por US$ 275 milhões.
De acordo com comunicado divulgado pela Vale, após a conclusão dessas transações, a companhia brasileira manterá o controle do projeto Bayóvar, com 51% do capital votante e 40% do capital total da nova companhia.
Bayóvar é um projeto de rocha fosfática localizado em Sechura, no departamento de Piura, Peru, que consiste em uma mina de céu aberto com capacidade de produção de 3,9 milhões de toneladas métricas por ano e um terminal marítimo. A conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano. A venda dessa participação minoritária facilitará a distribuição de produtos do projeto Bayóvar.
Segundo a Vale, a transação está sujeita a finalização do acordo de acionistas definitivo e dos contratos de comercialização entre as partes, além de algumas aprovações de órgãos governamentais competentes e outras condições precedentes usuais.

05/04/2010

Fonte:DCI