TEMPO PARA O DIA 16/04 – SEXTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA, DIA 16
Região Sul
A entrada de uma massa de ar polar aumenta a sensação de frio ao amanhecer em boa parte da região Sul. Destaque para mínimas entre 6 e 9 graus no oeste, região da Campanha e partes do centro do Rio Grande do Sul. No centro-leste de Santa Catarina, instabilidades associadas à frente fria causam chuva fraca e isolada. O tempo continua seco no Paraná e faz calor de 30°C no noroeste paranaense.
Região Sudeste
A região Sudeste permanece sob a influência de uma massa de ar seco que garante mais um dia de sol forte. A temperatura sobe rapidamente e a sensação será de calor à tarde. No litoral capixaba chove fraco e de forma isolada.
Região Centro-Oeste
A massa de ar seco atua e mantém o tempo firme no Centro-Oeste. As mínimas ficam entre 14 e 17 graus no sul e leste de Goiás, além do sul de Mato Grosso do Sul. Em função do predomínio de sol ao longo dia, rapidamente as temperaturas se elevam e faz calor nos três estados. Destaque para máxima acima dos 32°C em grande parte de Mato Grosso e do noroeste de Mato Grosso do Sul.
Região Nordeste
O Nordeste permanece sob a influência da Zona de Convergência Intertropical que provoca pancadas de chuva entre o centro do Maranhão e o litoral do Ceará, enquanto na faixa litorânea que vai do Rio Grande do Norte à Bahia, as chuvas são associadas às Ondas de Leste. A chuva é mais forte no litoral potiguar. Tempo seco e calor na parte central da região Nordeste.
Região Norte
Chuvas fortes atingem o centro e norte do Amazonas e de Roraima. O tempo chuvoso dificulta a elevação da temperatura e as máximas ficam abaixo dos 30° C entre essas duas regiões. Nas demais áreas ocorrem aberturas de sol alternadas com pancadas de chuva e o calor continua.
Confira como fica o tempo nos próximos dias
Região Sul
Até meados da próxima semana uma nova frente fria chega ao Sul do país. Tudo indica que este sistema virá com o aporte de umidade da Amazônia, favorecendo a ocorrência de chuva generalizada entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e faixa sul do Parará.
Região Sudeste
Um bloqueio atmosférico impede o avanço das frentes frias até o Sudeste e nos próximos dias, as condições permanecem de tempo seco e ensolarado em praticamente toda a região. A ausência de nebulosidade deixas as tardes quentes e com baixa umidade. Somente entre partes do Espírito Santo e extremo leste de Minas Gerais, os ventos que sopram do oceano acabam gerando muitas nuvens e provocando chuviscos isolados.
Região Centro-Oeste
Pelo menos até o início da próxima semana, a massa de ar seco inibe a chuva na região Centro-Oeste e o tempo ensolarado deixa as temperaturas da tarde altas. As simulações mostram condições para chuva, entre os dias 21 e 23 de abril, somente no sul de Mato Grosso do Sul e extremo oeste de Mato Grosso, associada à passagem de uma frente fria pelo Sul do país. No restante da região, o sol predomina e faz calor durante as tardes.
Região Nordeste 
No leste da região, as chuvas persistem até o domingo em função das Ondas de Leste que atingem a costa e na próxima semana a chuva diminui na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Por outro lado, a Zona de Convergência Intertropical intensifica-se na faixa norte da região e chuvas mais fortes atingem o litoral entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão. Chuvas mais intensas atingem também a parte central do Maranhão. Em grande parte do Nordeste entre o Piauí e a Bahia predomina tempo seco e quente.
Região Norte
Chuvas intensas atingem o norte do Amazonas e do Pará, Roraima e Amapá. Entre 19 e 23 de abril as chuvas serão fortes entre a Ilha de Marajó e o litoral do Pará. O mesmo volume é esperado para o noroeste do Amazonas neste período.
 

 

SOMAR METEOROLOGIA