Vacinação contra aftosa do rebanho na Calha do rio Amazonas segue até 9 de abril

aftosa11Para dar sequência às ações visam a erradicação da febre aftosa no Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, até 9 de abril, vacinação em 12 municípios na calha do rio Amazonas. A expectativa é que 500 mil bovinos e búfalos sejam imunizados em 8,1 mil propriedades.
“Essa é uma ação diferenciada, em que os médicos veterinários realizam exames clínicos, orientam os produtores, cadastram as propriedades e fazem o inventário dos animais”, destaca o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz.
O secretário estará na região, nesta sexta-feira (26), para acompanhar os procedimentos. Hoje, a região é classificada como de risco desconhecido e o último foco da doença foi registrado em setembro de 2004.

Campanha

Esta é a terceira vacinação oficial, neste ano, na Calha do rio Amazonas, que começou no dia 22 de fevereiro. Participam da operação 300 fiscais federais agropecuários e estaduais. Os municípios envolvidos são Autazes, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Itacoatiara, Manaus, Mouses, Nhamunda, Parintins, Rio Preto da Eva e Urucurituba. A primeira vacinação na região ocorreu em maio e junho de 2008. Na ocasião, foram imunizados 300 mil bovinos e búfalos e recadastradas 4,5 mil propriedades rurais de seis municípios.
Fonte: Mapa